IDIOMA

 
 
 
Serviços de A a Z
Segunda, 16 de novembro de 2015, 17h22 | Tamanho do texto: A- A+

MT-HEMOCENTRO

Profissionais de saúde participam de treinamento do ciclo do sangue

MARICELLE LIMA VIEIRA
Assessoria SES

Com objetivo de atualizar o processo de melhoria contínua nos serviços de hematologia e hemoterapia no estado, profissionais de saúde que atuam nas regionais participaram do treinamento da hemorrede “Ciclo do Sangue”, promovido pelo MT-Hemocentro. Durante cinco dias (09 a 13/11), médicos, enfermeiros, bioquímicos, bilogos e biomédicos ouviram atentamente sobre cada etapa, desde a captação dos doadores, exames sorológicos e imunohematológicos, até o ato transfusional.

Segundo o gerente da Hemorrede, Vilmar Alves Pereira, o treinamento é para dar mais segurança ao ato transfusional. “O MT-Hemocentro prepara todo o produto que vai para as unidades de coleta. É importante que a equipe médica e outros profissionais de saúde se aprimorem continuamente. A hemoterapia é muito ampla e a equipe deve estar atenta as demandas, por isso continuamente existem atualizações”, disse Vilmar.

Para a médica e clinica geral, Beatriz de Moura Guimarães, da Agencia Transfusional do município de Nova Xavantina, o curso ajuda na melhoria da qualidade do serviço. “Acho muito importante, até porque a área de hemoterapia é muito específica. Isso faz com que haja um crescimento do nosso trabalho e a melhoria da qualidade do produto, trazendo segurança transfusional para o usuário do sangue”, destacou.

A hemorrede é coordenada pelo MT-Hemocentro e formada pelas unidades de coleta e transfusão e as agências transfusionais que garantem sangue e hemoderivados para transfusões efetuadas no interior do Estado.

Saúde

Newsletter
Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins: