IDIOMA

 
 
 
Serviços de A a Z
Domingo, 04 de novembro de 2007, 08h40 | Tamanho do texto: A- A+

SAÚDE

MT Saúde irá promover ações preventivas junto aos usuários

RODRIGO MACIEL MELONI
Assessoria/SAD-MT
Prevenir para não remediar. Este é o objetivo de uma série de ações preventivas que começarão a ser realizadas pelo MT Saúde, plano de saúde do Governo Estadual, junto aos seus usuários a partir do dia 05 de novembro. As ações preventivas serão realizadas em duas frentes: as ações gerais, que serão executadas por meio de palestras e as específicas, onde uma equipe do MT Saúde, formada por médicos, psicólogos, técnicos em enfermagem e equipe de apoio, fará visitas domiciliares aos pacientes.

A primeira ação geral será realizada no próximo dia nove de novembro, no auditório da Secretaria de Estado de Administração (SAD), entre as 14 e às 18 horas. Técnicos de enfermagem estarão aferindo a pressão arterial e a glicemia capilar até às 16 horas. Depois serão servidos lanches lights e nutricionistas estarão orientando os presentes sobre como se alimentar bem.

A partir das 16h30 os servidores assistirão a uma palestra sobre medidas básicas que devem ser tomadas para prevenir a Diabetes, bem como suas complicações. A palestra será ministrada pelo doutor José Alexandre B. Júnior. No encerramento os participantes poderão tirar dúvidas. A organização irá fazer ainda a distribuição de folhetos explicativos.

Segundo o presidente do MT Saúde, Augusto Amaral, a intenção é fazer um trabalho de conscientização. “Nós queremos mostrar aos usuários que é melhor se prevenir, por meio de ações simples, como aferição de pressão arterial e dieta balanceada para evitar a internação. Nós fizemos um levantamento e identificamos servidores que utilizam o plano com mais freqüência. A equipe entrará em contato com esses usuários e irá visitá-los nas residências (no caso das ações específicas), para detectar quais fatores o levam a ser internado tantas vezes, e tentar reverter isso”.

Augusto explicou que as visitas serão feitas toda quarta e sexta-feira. “Pretendemos visitar de dois a três pacientes por dia. Durante a visita a equipe deverá preencher um formulário com informações úteis para posteriores relatórios e estatísticas”.

MT Saúde - O MT Saúde, autarquia ligada a SAD, surgiu da necessidade de atender os servidores de baixa renda, que não queriam depender somente do Sistema Único de Saúde (SUS) para cuidar da saúde e que também não tinham condições de arcar com os elevados preços cobrados pelos planos de saúde privados.

O plano preencheu a lacuna deixada pelo SUS e pelos planos de saúde privados e hoje atende o servidor oferecendo a ele o melhor dos dois mundos: qualidade na prestação dos serviços, antes oferecida, na maioria das vezes, apenas pelos planos de saúde privados, e o baixo custo na manutenção desses serviços, proporcionados antes somente pela rede pública de saúde. O MT Saúde já beneficiou mais de 70 mil com aproximadamente 350 mil exames em quase três anos de funcionamento.

Saúde

Newsletter
Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins: