IDIOMA

 
 
 
Serviços de A a Z
Terça, 10 de novembro de 2015, 17h56 | Tamanho do texto: A- A+

QUALIFICAÇÃO

Membros da Comissão Local de Saúde do Trabalhador são capacitados

MARICELLE LIMA VIEIRA
Assessoria/SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Superintendência de Gestão de Pessoas, promove entre os dias 10 e 12 de novembro a qualificação dos membros da Comissão Local de Saúde do Trabalhador (CLST). O encontro acontece na Escola de Saúde Pública, com a participação de representantes das Unidades Descentralizadas de Saúde da SES.

A capacitação tem o objetivo de qualificar os novos membros da CLST, seguindo a política de segurança e saúde do trabalhador do Estado.

De acordo com a gerente de Saúde e Segurança, Liris Madalena Lemos, a CLST é importante para a eficiência dos trabalhos desenvolvidos na SES, uma vez que seu propósito é atuar nos fatores que agem direta e indiretamente sobre a saúde dos trabalhadores do SUS. “Todos os membros da CLST são servidores, o que faz com que eles saibam de forma mais incisiva os problemas enfrentados para propor melhor as adequações ao plano trabalho dos colegas”, disse ela.

Liris, explica que durante os três dias serão abordados temas relacionados à saúde do trabalhador no seu contexto histórico, a instituição da CLST, por meio da Portaria 098, as notificações de acidentes de trabalho e a prevenção de sinistro. “A mesma qualificação acontece uma vez por ano quando os membros da CLST são trocados. Nosso trabalho é fomentar a participação dos trabalhadores nos processos decisórios relacionados à garantia de boas condições de trabalho”, conclui Liris.

Participam da qualificação representantes do MT Hemocentro, da Escola de Saúde Pública, da Rede de Frio e do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cereste).

Saúde

Newsletter
Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins: