IDIOMA

 
 
 
Serviços de A a Z
Segunda, 16 de novembro de 2015, 17h57 | Tamanho do texto: A- A+

SAÚDE

Fórum reunirá profissionais da área de saúde mental em Mato Grosso

LORRANA CARVALHO
Assessoria/SES-MT

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso promovem, a partir desta terça-feira (17.11), o primeiro Fórum Intersetorial de Saúde Mental Infanto Juvenil. O encontro será realizado no auditório Silvio Curvo da ESP e segue até quinta-feira (19.11). A abertura está programada para as 8 horas.

Com o tema “Desafios e Perspectivas para o Estado de Mato Grosso”, o Fórum tem como objetivo de promover e fortalecer as políticas públicas de saúde mental voltadas para crianças e adolescentes no estado. “No campo da saúde mental percebemos que estimativas revelam que de 10% a 20% da população de crianças e adolescentes sofrem transtornos mentais, por isso é de fundamental relevância promover discussões de como a rede de assistência psicossocial e intersetorial irá se delinear”, explica a coordenadora do evento, Valéria Vuolo.

Durante os três dias, profissionais que atuam na área da saúde, gestores do sistema de saúde público e privado, instituições de ensino superior, representantes da Promotoria da Infância e da sociedade civil organizada envolvida com a temática estarão reunidos para participar de palestras e grupos de trabalhos.

“Serão realizadas palestras, mesas redondas e grupos de discussão com o objetivo de discutir estratégias e desenvolver uma análise crítica baseada na rede intersetorial atual e necessária”. Também será proposta e discutida a criação do Fórum Permanente de Saúde Mental Infanto Juvenil do Estado de Mato Grosso.

Visando contribuir com o debate, o Ministério da Saúde estará presente no encontro por meio da participação do assessor técnico em Direitos Humanos, Daniel Adolpho Daltin Assis que irá abordar o tema “Estratégias de ações intersetoriais e novas perspectivas frente às demandas relativas à saúde mental infanto juvenil”. Representantes do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) e das secretarias estaduais de Justiça e Direitos Humanos, Assistência Social e Educação também participarão do Fórum.

O encerramento do fórum acontece no dia 19 de novembro com a apresentação e aprovação das propostas que serão levadas ao Fórum Nacional de Saúde Mental Infanto Juvenil. A certificação do Fórum será emitida pela Gerência de Documentação e Registro Escolar da ESPMT, que exige o preenchimento da ficha de inscrição e, no mínimo, 75% de presença durante o evento.

Saúde

Newsletter
Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins: