IDIOMA

 
 
 
Serviços de A a Z
Quarta, 11 de novembro de 2015, 17h42 | Tamanho do texto: A- A+

SAÚDE

Encontro busca facilitar atendimento nos Distritos Sanitários Indígenas

MARICELLE LIMA
Assessoria/SES-MT

Com objetivo de facilitar o controle do fluxo de regulação para exames, consultas e procedimentos de média e alta complexidade, profissionais de saúde participaram nos dias 10 e 11 de novembro do 1º Encontro e Treinamento do Distrito Sanitário Indígena (Dsei), realizado no escritório do Ministério da Saúde (MS), em Cuiabá. A ideia é facilitar o acesso ao complexo regulatório, humanizando os serviços nos Indígenas de Atendimento o Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), e ainda com maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos.

A apoiadora da Secretaria Especial da Saúde Indígena do MS, Fernanda Delfino Miranda Fumoto, explica que este primeiro encontro foi de discussão e troca de experiências entre os técnicos de saúde que atuam nos Dsei de Cuiabá, Colíder, Canarana e Barra do Garças. A proposta é dar autonomia, não sendo necessária a regulação via escritórios regionais. Ela acrescenta que outros Dsei serão inseridos no processo. “Este é o primeiro passo que irá unificar todos os sistemas de regulação e de informação em saúde nos Distritos Sanitários Indígenas, pois vamos integrar a rede de forma eficiente”, disse Fernanda.

A coordenadora de Regulação da Secretaria de Estado de Saúde, Nádia Esteves de Carvalho, comenta que a ideia é fortalecer todos os pontos de acesso ao Sisreg nos Dsei, mas que o trabalho está sendo construído de forma gradativa com os profissionais de saúde que atuam diretamente nas comunidades indígenas. “Nosso trabalho é fazer com que todas as informações produzidas estejam acessíveis aos gestores que alimentam o sistema nos municípios, para que eles possam ter um controle efetivo da gestão", salientou.

O treinamento foi ministrado pelos técnicos da SES, Josafá Catarino e Adriano Gadim, com base no Sistema do Complexo Regulador. O próximo passo é dar continuidade aos encontros e efetivar os pontos do Sisreg junto aos Dsei.

Saúde

Newsletter
Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins: