IDIOMA

 
 
 
Serviços de A a Z
Quinta, 08 de novembro de 2007, 15h53 | Tamanho do texto: A- A+

SAÚDE

Conselho deliberativo do MT Saúde discute melhorias para o plano

RODRIGO MACIEL MELONI
Assessoria/SAD-MT

O Conselho Deliberativo do MT Saúde se reuniu na manhã da última terça-feira (06.11) com o objetivo de discutir o cálculo atuarial e o uso do plano pelos usuários. Durante a reunião, o consultor Roberto Montenegro apresentou um prognóstico sobre as tendências do mercado. Esse prognóstico, que é um raio-x do plano, faz comparações entre vários planos para verificar se o uso do MT Saúde segue os mesmos parâmetros dos outros, e fazer, se necessário, os ajustes cabíveis. O MT Saúde é uma autarquia ligada à Secretaria de Estado de Administração (SAD).

Essa é a segunda vez que Montenegro apresenta os estudos sobre o cálculo atuarial aos membros do Conselho. Roberto presta esse tipo de serviço a mais de 80 operadoras sediadas no país, é especializado em Previdência Privada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV) e tem doutorado em saúde pela Universidade de Michigan dos Estados Unidos da América (EUA).

O secretário de Administração, Geraldo de Vitto Jr, disse que reuniões como essa são importantes para que se saiba quais decisões tomar diante de possíveis mudanças. “Temos que levar em conta que é necessário enxergar o lado do usuário e do plano, e tomar decisões que atendam às necessidades de ambos. Ficar a par de como outros planos são administrados é importante para que possamos fazer comparações e oferecer um serviço de qualidade para o usuário do plano”.

O presidente do MT Saúde, Augusto Amaral, falou sobre a reunião. “Nós abordamos assuntos que irão nos nortear, como quais são os usuários que mais se internam, o porquê dessas internações, o que pode ser feito para prevení-las, qual faixa etária usa mais o plano, quais são as causas. Tendo o conhecimento desse panorama, nós iremos nos reunir no próximo dia 28 de novembro para fazer as correções necessárias, estudando a origem das despesas (exames, consultas). Com isso estaremos aptos a identificar se o uso do plano pelos usuários está normal e como ele ocorre”.

O representante dos servidores, José Carlos Calegari, disse que a reunião foi produtiva. “O prognóstico apresentado pelo consultor foi importante para que pudéssemos entender como o mercado funciona, como os preços são praticados. Entendendo essas questões, nós do sindicato podemos negociar de forma coerente”.

“Além disso, as propostas colocadas por nós, representantes dos servidores, foram ouvidas e consideradas com respeito. Durante essa reunião nós pudemos detectar que o Governo tem tratado o servidor com o devido respeito. Essas constatações e tudo o que foi discutido durante a reunião será apresentado na próxima terça-feira (13.11) ao Fórum Sindical, em uma reunião a ser realizada na Assembléia Legislativa. Na oportunidade estarão presentes somente representantes sindicais”, esclareceu Calegari.

CONSELHO DELIBERATIVO 
O Conselho Deliberativo do MT Saúde é formado pelo secretário de Estado de Administração, Geraldo de Vitto Jr, pelo presidente do MT Saúde, Augusto Amaral, por dois representantes dos servidores públicos estaduais, um ativo (João Carlos Calegari) e um inativo (Maria das Graças) e pelo empresário farmacêutico Célio Fernandes. O Conselho se reúne uma vez por mês para discutir assuntos diversos, e cabe a ele decidir sobre os rumos do MT Saúde.

CÁLCULO ATUARIAL
O cálculo atuarial é um processo matemático onde são levados em conta, além de parâmetros puramente financeiros, parâmetros de natureza estatística e probabilística, visando estudar e quantificar os diversos eventos relacionados com os benefícios oferecidos pela autarquia, a fim de determinar as contribuições necessárias.

Saúde

Newsletter
Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins: