IDIOMA

 
 
 
Serviços de A a Z
Quarta, 25 de novembro de 2015, 09h14 | Tamanho do texto: A- A+

GESTÃO

MT é finalista em 4 concursos nacionais na área da Educação

ELIANA BESS
Assessoria/Seduc-MT

 

Divulgação
http://www.secom.mt.gov.br//storage/1/webdisco/2015/11/25/374x280/c7a5eecd7aad2b1312d1602b062c3a4b.jpg

Mato Grosso está sendo representado em quatro concursos nacionais envolvendo a educação. Os resultados nacionais serão divulgados em dezembro. São projetos em diferentes áreas, que envolvem gestores, professores, merendeiras e alunos. O resultado mais recente diz respeito à 2ª Edição do Prêmio Respostas para o Amanhã.

Promovido pela Samsung, com a coordenação Centro de Estudos e Pesquisas - educação, cultura, ação comunitária (Cenpec), o prêmio tem o objetivo de fomentar e difundir projetos desenvolvidos por alunos do Ensino Médio da rede pública. E conta com apoio da Unesco, do Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação), da Organização das Escolas Ibero-Americanas (0EI), Reduca (Rede Latino Americana pela Educação) e Youth Voices Adobe.

Nesta 2ª Edição, dois, entre os 20 selecionados para participarem da etapa final, são oriundos das Escolas Estaduais Milton Armando Pompeu de Barros, do município de Colíder, e da Pedro Neca, de Porto Esperidião. Os cinco finalistas nacionais, um de cada região, serão conhecidos ainda esta semana.

O Prêmio ‘Respostas para o Amanhã’ visa promover a realização de projetos científicos que apresentem soluções simples para melhorar o local onde vivem, contribuindo com uma sociedade mais sustentável. Um deles, seguindo essa linha, é o “Transformers: renovando a sucata”, desenvolvido com a participação de 17 estudantes de Colíder, sob a orientação da professora Elizângela Mazei da Silva, propõe a reutilização de equipamentos eletrônicos que são descartados.

Na comunidade não existe - exceto um coletor de pilhas e baterias - ambiente apropriado para esse descarte. Depois de assistirem ao filme Transformers, que mostra a transformação de um equipamento em outro, os alunos perceberam que poderiam seguir a dinâmica e ainda contribuir com a diminuição do lixo eletrônico, uma vez que tal material seria retirado do lixo para cumprirem outra finalidade.

O outro projeto selecionado é de Porto Esperidião e envolve 22 estudantes da zona rural. Sob orientação do professor Adair José Pereira, eles viabilizaram um “Biodigestor Anaeróbico”, sustentável para a escola. Consiste na utilização de esterco de gado e de porcos (fezes bovinas e suínas), que após o processo anaeróbico (acontece em ambiente fechado), produz o gás de cozinha, chamado gás metano.

“Os dejetos ficam separados, sendo considerados o melhor esterco orgânico e, portanto, sendo utilizados em hortas da escola e da comunidade”, explicou o professor.

Premiados

Os dois projetos finalistas já receberam uma câmera digital e um notebook, ambos da Samsung, para a escola. Os cinco finalistas serão contemplados com um celular smartphone para cada aluno e um tablet para o professor orientador. E o melhor do Brasil (escolhido entre os cinco) premiará a escola com 40 notebooks. Um deles também receberá troféu por escolha do júri popular.

Melhor escola do Centro-Oeste

Mato Grosso está nas fases finais dos concursos: Gestão Escolar 2015, com a Escola Estadual Odorico Leocádio Rosa, de Rondonópolis, escolhida como a melhor da Região Centro-Oeste; Prêmio Professores do Brasil 2015, com seis projetos, dois de escolas estaduais de Cuiabá, sendo a Hermelinda de Figueiredo e João Briene de Camargo, uma de Jangada (Escola Estadual Estevão de Figueiredo); de Lucas do Rio Verde (escola municipal Cecília Meireles), de São José do Xingu (EMPG Comandante Fontoura) e de Sorriso, o Cemeis São José.

Também do prêmio Melhor Receita da Alimentação Escolar, com a participação de cinco receitas de merendeiras das Escolas Estaduais Zélia da Costa Almeida e da Professora Ana Maria do Couto, ambas de Cuiabá; da Antônio João Ribeiro, de Poconé; da Jardim das Flores, de Matupá e uma do Centro Municipal de Ensino Futuro Brilhante, de Tangará da Serra. Além do Prêmio Resposta para o Amanhã.

Newsletter
Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins: