IDIOMA

 
 
 
Serviços de A a Z
Quarta, 25 de novembro de 2015, 17h48 | Tamanho do texto: A- A+

CEDTUR

Sedec anuncia criação do Conselho Estadual de Turismo

Entre atribuições estão propor ações e subsidiar a formulação de políticas para o setor

D`LAILA BORGES
Assessoria/Sedec-MT

Audiência Pública
De acordo com Seneri, criação do Conselho demonstra importância do Turismo para a atual administração
De acordo com Seneri, criação do Conselho demonstra importância do Turismo para a atual administração

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, anunciou na terça-feira (24.11), durante o II Encontro de Dirigentes Municipais de Turismo, a criação do Conselho Estadual de Desenvolvimento do Turismo (Cedtur). A minuta do Projeto de Lei está sendo finalizada.

O Cedtur terá caráter consultivo, propositivo e deliberativo e será um órgão superior de assessoramento e integração vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), com o objetivo de propor ações e oferecer subsídios para a formulação da política de desenvolvimento turístico do Estado.

A exemplo dos conselhos de Desenvolvimento Empresarial e Agrícola, o de Turismo será o fórum institucional dentro da Sedec para discutir os assuntos ligados ao setor.

De acordo com o PL serão funções da entidade apreciar e julgar pedidos de incentivos fiscais e financeiros, propor e deliberar sobre as prioridades de aplicação dos recursos do Fundo Estadual do Turismo (Funtur), compor comissões, câmaras setoriais ou temáticas para tratar de assuntos de interesse da política de turismo e estimular a formação e o desenvolvimento sustentável de empresas turísticas.

Ele será formado por representantes dos setores público e privado e presidido pelo titular da Sedec.

De acordo com Paludo a criação do Cedtur demonstra a importância que a atual administração tem dado ao turismo como agente de transformação econômica e social no Estado.

Ele destaca que a Lei que Define o Plano de Desenvolvimento de Mato Grosso (7.958/03), já previa a criação desse conselho e do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), que nunca aconteceu. “Precisamos resgatar o que está na Lei. Esse conselho será mais uma ferramenta que irá nos auxiliar no desenvolvimento do turismo no Estado”.

II Encontro

O evento, que reuniu representantes de diversos municípios com potencial turístico do Estado, buscou traçar um plano de trabalho estratégico do turismo em conjunto com os municípios.

O secretário adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, explicou aos participantes que 2015 foi um ano de ajustes para o governo e que 2016, com a colaboração dos dirigentes, as ações serão muito mais intensas na área.

“Precisamos que cada município faça seu plano de trabalho apontando suas prioridades na área do turismo para que possamos construir, juntos, as ações de governo”, destacou.

Durante o evento foi apresentado o remapeamento dos municípios turísticos do Estado, também conhecido como Programa de Regionalização, executado pelo Ministério do Turismo. Esse programa adotou uma nova metodologia para categorizar os municípios brasileiros.

Essa categorização veio com o objetivo de aprimorar os critérios para definir políticas públicas para o setor e criar um instrumento capaz de subsidiar, de forma objetiva, a tomada de decisões de acordo com o desempenho da economia do turismo de cada localidade.

Audiência

Foi realizada ainda no mesmo local, no período da manhã, uma audiência pública, promovida pela Assembleia Legislativa, a pedido do deputado Wilson Santos, para discutir o Turismo como Vetor de Desenvolvimento Socioeconômico.

Ficou definido na audiência que será criado o Caminho de Santana, uma trilha que sairá de Cuiabá, passará por comunidades como Coxipó do Ouro, Ponte de Ferro, São Jerônimo, Arraial da Forquilha e chegará até Chapada dos Guimarães.

Newsletter
Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins: