IDIOMA

 
 
 
Serviços de A a Z
Segunda, 23 de novembro de 2015, 18h16 | Tamanho do texto: A- A+

PATRIMÔNIO

Consulta pública debaterá alteração na lei de tombamento de bens culturais

GRACIELE LEITE
Assessoria/SEC-MT

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) promove nesta terça-feira (24.11) uma consulta pública para debater a alteração na lei estadual de Tombamento e Registro de Bens Culturais (nº 9.107/2009), visando melhorar o sistema de gestão do patrimônio histórico, artístico e cultural de Mato Grosso. A consulta pública será no Palácio da Instrução, e começa às 14h30.

De acordo com a coordenadora de Patrimônio Cultural da SEC, Fernanda Quixabeira, a principal mudança no texto é a proposta de criar o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que irá subsidiar tecnicamente as decisões sobre tombamento e registro de bens materiais e imateriais em Mato Grosso. “Esta é uma iniciativa da própria secretaria, que quer envolver a sociedade civil na discussão de uma nova política para a salvaguarda dos bens culturais e históricos de nosso Estado. O texto é resultado de um trabalho feito em conjunto pelos órgãos que atuam na área”.

Pela proposta, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural será formado pelos seguintes órgãos e instituições: Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT), Academia Mato-grossense de Letras (AML) e Ministério Público Estadual (MPE-MT).

A proposta de lei alterada está disponível no endereço participacaosocial.mt.gov.br, ferramenta online de consulta pública do Governo de Mato Grosso. Após o período de consulta, que deve ser encerrado em 04 de dezembro, o novo texto será encaminhado para Casa Civil e depois à Assembleia Legislativa de Mato Grosso para votação.

SERVIÇO: O Palácio da Instrução localiza-se na Rua Antônio Maria, nº 151, Centro de Cuiabá. Mais informações: (65) 3613-0232

Newsletter
Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins: