IDIOMA

 
 
 
Serviços de A a Z
Segunda, 23 de novembro de 2015, 16h58 | Tamanho do texto: A- A+

INOVAÇÃO

Primeiro de três workshops sobre empreendedorismo em universidades acontece em Cuiabá

AUGUSTO PEREIRA
Assessoria/Seciteci-MT

O módulo do workshop Educadores Empreendedores, dirigido a professores do ensino superior, está sendo realizado nesta segunda-feira (23.11), na reitoria do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) em Cuiabá. A iniciativa é da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), IFMT e Universidade do Estado de Mato Grosso Unemat. Em três momentos diferentes, os professores do ensino superior dessas instituições terão informações sobre como transformar uma ideia num negócio.

O workshop começou com uma pergunta: por que a gente não trabalha junto? O questionamento feito pelo Professor Genésio Gomes, idealizador do programa Células Empreendedoras, da Universidade Federal de Pernambuco, põe em dúvida a eficiência da divisão do conhecimento em disciplinas. Muitas vezes cada professor passa uma atividade que poderia ser dialogada com outras disciplinas, mas “a inovação é transversal”, diz ele.

O objetivo do Educadores Empreendedores é que os professores possam ser os principais incentivadores da criação de empresas inovadoras. Os projetos criados nas instituições de ensino podem se tornar produtos ou serviços lançados no mercado.

O programa é voltado à criação e desenvolvimento de ecossistemas de inovação e educação empreendedora em universidades, entidades públicas, empresas e escolas técnicas. Nesse conceito a Educação Empreendedora é um conjunto de ações em que os alunos são orientados a expandirem suas próprias ideias desde os primeiros períodos da graduação e não apenas numa disciplina isoladamente.

Nesta terça (24.11) Genésio Gomes estará com os professores da Unemat de Barra do Bugres que receberão a capacitação, no dia 25 é a vez dos professores da UFMT de Cuiabá participarem da formação. O programa é ganhador dos prêmios Educação Empreendedora Brasil 2012 Endeavor/Sebrae, e Santander Universidades Empreendedorismo 2012. O objetivo é que o programa estimule professores que serão agentes multiplicadores de empreendedorismo em cada instituição. O evento acontece durante todo o dia nestas unidades. Para esta etapa as inscrições já se encerraram. Mais informações no telefone 65 3613 0123.

Newsletter
Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins: