IDIOMA

 
 
 
Serviços de A a Z
Segunda, 23 de novembro de 2015, 19h08 | Tamanho do texto: A- A+

INTEGRAÇÃO

Setas participa de oficina nacional sobre Bolsa Família e CadÚnico

SANDRA CARVALHO
Assessoria/Setas-MT

A Oficina Nacional sobre Integração de Registros Administrativos do Governo Federal, realizada em Brasília (DF), contou com a participação e contribuição de dois técnicos da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT). Durante o evento, o Superintendente de Transferência de Renda, Natalício Menezes, propôs a eliminação do preenchimento de formulário e a realização do cadastro diretamente via sistema.

Natalício destacou que o maior problema encontrado nos trabalhos em grupos referentes aos aspectos tecnológicos, dados sobre pessoas e dados sobre a localização da pessoa nos sistemas de gestão do Cadastro Único (CadÚnico) e Programa Bolsa Família é a inconsistência de dados referente à identificação do responsável familiar, dos membros da família, e a correta caracterização do endereço.

“E isto é prejudicial para realização busca ativa de pessoas e famílias”, afirmou o superintendente, observando que o problema se inicia na fase de cadastramento, pois são efetuados por meio de preenchimento de formulário manualmente e posteriormente os dados são inseridos no sistema. “Por esse motivo propusemos a eliminação do preenchimento de formulário e a realização do cadastro diretamente via sistema”.

A técnica Lucienne Correa, responsável pela operacionalização do Cadastro Único na Setas-MT, ressaltou a necessidade de padronizar os conceitos cadastrais entre as bases dos demais sistemas de registros administrativos, e também reforçou a proposta de cadastramento somente via sistema, cujos procedimentos irão proporcionar a melhoria significativamente na qualificação dos dados das famílias e das pessoas.

Segundo Natalício Menezes, a equipe da Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (MDS) irá elaborar um plano de ação para aprimorar o Cadastro Único, com ampla participação da rede de gestores desta ferramenta nos estados e municípios, além dos gestores de registros administrativos federais interessados.

Ao final do evento foram destacados os novos projetos em fase de implantação: Sistema Nacional de Informação de Registro Civil (SIRC/SDH); Registro Civil Nacional (RCN/ICN), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o e-Social (RF/MF). Será publicado o livro que consolidará os resultados destes eventos.

Os resultados obtidos na oficina irão estabelecer as bases para um Seminário Internacional, a ser realizado em abril de 2016, no qual participarão países reconhecidos por boas práticas na gestão integrada de registros administrativos, que trarão ainda suas experiências quanto à integração de bancos de dados e sistemas de informação.

No Seminário Internacional haverá uma apresentação síntese da situação brasileira no que diz respeito aos registros administrativos, sistemas de identificação e registro civil.

Newsletter
Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins: